O que é a Rastreabilidade de Produtos
A rastreabilidade de produtos é um processo responsável por registrar todo o histórico de comercialização das mercadorias. Através desse processo, é possível identificar quem, quando e onde cada mercadoria foi produzida, comercializada e comprada. Para algumas indústrias existe até mesmo uma obrigatoriedade legal de controle da rastreabilidade.
Como controlar a Rastreabilidade de Produtos
Para controlar a rastreabilidade dos produtos é necessário uma série de monitoramentos. Dessa forma, é fundamental um sistema que permita fazer esse controle. O SAN - Solução e Automação de Negócios já possui rotinas específicas para garantir a rastreabilidade dos produtos, como por exemplo, o controle por lotes e validades e relatórios específicos para isso.
A importância da Segurança e Transparência na Rastreabilidade de Produtos
A rastreabilidade de produtos é muito importante para a empresa que vai receber suas mercadorias. Através de algumas ferramentas, como código de barras e QR CODE , é possível ter todos o histórico da mercadoria. Dentre as vantagens de ter o controle de rastreabilidade bem feito podemos destacar: dificulta a falsificação e contrabando de mercadorias, além de desestimular o roubo de cargas.
O que pode ser feito para garantir a rastreabilidade de produtos
- Apresentar rótulos nas caixas de comercialização do produto até o cliente;
- Registrar a origem de cada lote (dados do fornecedor/produto/lote/data/volume/localização geográfica);
- Registrar o destino de cada lote (dados do comprador/produto/lote/data/volume/localização geográfica);
- Registro da produção de diferentes lotes, com uma nova rotulagem e numeração do lote.
Como a NF-e 4.0 permite a Rastreabilidade de Produtos
Em 2018, foi lançada pelo governo a NF-e 4.0, que possibilita realizar a rastreabilidade dos produtos através até mesmo das notas fiscais. Diante dessa última atualização, novos campos se ingressaram nessa modalidade e o SAN - Solução e Automação de Negócios também já está adequado a essa nova realidade.
Os campos criados, foram:
- Número de lote do produto (campo nLote);
- Quantidade de produto no lote (campo qLote);
- Data de fabricação/produção (campo dFab);
- Data de validade (campo dVal);
- Código de Agregação (campo cAgreg).