O PIX veio para modernizar as transações bancárias, podendo agora serem feitas em questões de segundos. Rápido e prático, essa nova modalidade de operação bancária ainda reduz drasticamente os custos. Que demais, não é mesmo?!
O PIX pode ser feito a qualquer dia e em qualquer hora! Não necessariamente em dias úteis e a transferência é efetivada quase instantaneamente. Ao contrário do DOC e TED, que só funcionam em dias úteis e que as vezes demoram um certo tempo para serem realizadas.
Como o PIX funciona
O PIX funciona através de chaves. E o que seriam essas chaves? Essas chaves são dados ou informações usadas para fazer as transações, seriam elas:
-
E-mail
-
CNPJ ou CPF
-
Número de telefone
-
Número aleatório gerado pelo sistema.
Como posso usar o PIX na minha empresa
As chaves do PIX podem ser substituídas por uma leitura de ''QR CODE'', como um caminho mais rápido. Assim que o código for escaneado pela câmera do telefone, a operação já será realizada.
Esse procedimento é o mais utilizado no varejo, competindo assim com o cartão de débito e abandonando as famosas ''maquininhas'' de cartão da empresa.
Como integrar o PIX ao meu sistema de gestão
Utilizando nosso sistema, o SAN - Solução e Automação de Negócios, é possível vincular os PIX feitos e recebidos na sua conta bancária com os lançamentos de seu financeiro. Dessa forma, é possível quitar automaticamente as parcelas em aberto.
Além disso, assim que o Banco Central liberar mais recursos de integração ao PIX, teremos ainda mais opções para facilitar o dia a dia de nossos clientes.